quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cores e formas singulares

Fotos: Luciana Areas


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros mantém preservadas as paisagens do Cerrado, que logo de cara revelam um ar de mistério. Sua vegetação rasteira, o chão de areia e as árvores secas e retorcidas, podem passar despercebidos inicialmente. A surpresa começa com árvores coloridas e flores delicadas, continua com trilhas que despencam em cânions profundos, e choca de vez com as mais belas cachoeiras de cores variadas.




Durante as caminhadas, o algodãozinho, o chuveirinho, o chão de pedras, cristais e areia, ora com o sol rachando, ora com uma boa sombrinha, são companhias que deixam o passeio bem mais interessante. Principalmente, quando um guia, biólogo, te acompanha, mostrando todas as espécies da flora local, inclusive as plantas medicinais, como foi no nosso caso. Se quiser, procure pelo guia e artesão Flavio Moura, conhecido também como Flavinho. Ele mora bem perto da entrada do parque. Não será difícil achar.


A paisagem muda significativamente, intercalando as Veredas com as Matas de Galeria, as esculturas de pedras com jardins de flores. Tudo depende da época do ano.


É comum encontrar estabelecimentos que oferecem diversas terapias como massagens, consultas de tarô, entendidos do calendário da paz (calendário maia), centros de meditações e rituais.

O fim da tarde, na época da seca, entre abril e outubro, é um espetáculo a parte. O céu transforma-se em um caleidoscópio até atingir o vermelho. A atmosfera do lugar fica, então, ainda mais especial. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário