segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Paraíso é aqui!


Fotos: Luciana Areas



Essas foram as palavras do navegador italiano Américo Vespúcio para definir o arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha, ao lá aportar, em 1503. Esse também é o pensamento dos visitantes que chegam diariamente à ilha, isolada no Oceano Atlântico, e que ficam deslumbrados com as areias douradas, o mar que mescla cores em tons de azul turquesa e verde esmeralda, os corais, a vida marinha esplendorosa e as formações rochosas de origem vulcânica.

 
Do tempo do desbravador para os dias atuais, a ilha se desenvolveu bastante. Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, recebido em 2002, e com o apoio do governo brasileiro para o ecoturismo, o lugar se modernizou e foi considerado o paraíso mais preservado do país, tornando-se um parque nacional marinho.

Outro ilustre visitante, que ficou encantado pelas belezas da ilha, e por sua rica fauna marinha, foi o naturalista Charles Darwin, que relatou suas observações ao fazer uma rápida parada durante sua expedição rumo à Galápagos.

Eles tinham razão. Noronha é mesmo um sonho, com direito a mergulhos profundos e coloridos, golfinhos rotadores por toda a parte e praias maravilhosas.  A fauna – só no céu são mais de 40 espécies – dá vida às paisagens paradisíacas da ilha. É embarcar em um passeio de barco que repentinamente aparecem golfinhos fazendo acrobacias. Nas praias, seja na imperdível Baía do Sancho ou na cênica Atalaia, tartarugas dão o ar da graça.

O arquipélago, formado por 21 ilhas, é uma verdadeira filial do Éden a 545 km do Recife ou 360 km de Natal. Não foi por acaso que Noronha tornou-se um dos destinos mais procurados do mundo. Sua beleza fascina até mesmo os menos chegados ao mar. Quem nunca imaginou conhecer de perto esse oásis, que parece perdido em meio a imensidão azul? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário