segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Fotos: Luciana Areas



Diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d´água; rochas com mais de um bilhão de anos, além das paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano, são as características que ajudam a formar o cenário mágico da Chapada, que atrai aventureiros, cientistas, pesquisadores e místicos de toda a parte. Todas essas maravilhas ficam mais nítidas ao entrar no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 


No nordeste do Estado de Goiás, no coração do Brasil, o Parque possui a nobre missão de proteger 65 mil hectares do cerrado brasileiro de altitude, colorido por flores e grandiosas árvores como orquídeas, ipês, aroeiras e buritis. Quando foi criado em 1961, contava com 625 mil hectares e chamava-se Parque Nacional do Tocantins. Com as sucessivas invasões e grilagens de terra, a exploração durante anos por garimpos de cristal, caça e lavoura, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi fechado em 1992, com fiscalização do Ibama. Hoje, com as portas abertas, sua principal economia está relacionada ao ecoturismo. 


A reserva é ainda refúgio de animais ameaçados de extinção como o veado campeiro, o cervo do Pantanal, a onça pintada e o lobo-guará, além de abrigar tamanduás, tatus, cobras e espécies variadas de aves, como araras e tucanos. 


As caminhadas são fáceis e as trilhas, longas. É ótimo para quem deseja exercitar-se em contato direto com a natureza. Mas fica o aviso: os passeios podem ser bem cansativos para os menos acostumados.


Há duas trilhas principais e divergentes, cada uma com cerca de 6 km. Uma leva aos cânions e à Cachoeira das Cariocas. A outra segue até as Pedreiras, com várias corredeiras, e também aos lindíssimos Saltos do Rio Preto. 


O Parque preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local, e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001, pela UNESCO. É uma incrível viagem pelo Cerrado brasileiro, em antigas rotas usadas por garimpeiros, e que hoje são utilizados pelos visitantes.


Saltos I e II


Os seis quilômetros de trilhas íngremes não são vencidos por qualquer um. Mas quem chega aos saltos do rio Preto aprecia as mais impressionantes quedas da chapada. O Salto 1, com 120 metros, abriga um belo mirante; enquanto o Salto 2 forma a maior piscina natural da região - com 300 metros de diâmetro, é perfeita para banhos.


Cânions e Cariocas


A fácil caminhada de cerca de cinco quilômetros leva aos cânions do rio Preto, com 20 metros, e aos das Cariocas, duas enormes gargantas de dez metros de profundidade e que formam uma cachoeira de 20 metros de comprimento.  Segundo os guias locais, essa cachoeira recebeu esse nome porque duas cariocas ficaram perdidas na região.




2 comentários:

  1. Olaa Luciana!!!!
    Vim retribuir a visita e adorei seu blog! Eu agora, depois dessa temporada do lado de la' do mundo quero muito me dedicar em conhecer nosso pais que e' lindo de morrer!!!
    Vou vim aqui sempre, pois teu blog vai ser meu guia :o)

    Bjoss

    ResponderExcluir