terça-feira, 26 de abril de 2011

Bald Rock para os americanos, Boldró para os brasileiros


Fotos: Luciana Areas


 Você já deve ter ouvido falar que a palavra forró vem da expressão em inglês "For All" - para todos, em português. O termo surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os americanos tinham bases militares no nordeste brasileiro. Uma dessas bases foi justamente em Fernando de Noronha, próximo à praia do Boldró. Mas e esse nome, Boldró, será que tem alguma semelhança com o forró?

Vizinha do ponto mais alto de Noronha - o Morro do Pico - os soldados americanos a chamavam de Bald Rock, daí veio o nome "abrasileirado" – Boldró. E é fácil de entender o porquê dos americanos darem esse nome a ela. A característica marcante da praia é a formação rochosa que fica exposta durante a maré baixa. Uma pedra negra destacada na bancada que ajuda na formação das ondas do pico, procurado pela maioria dos surfistas.



Na maré alta, a correnteza e as pedras encobertas tornam o mar perigoso. As ondas podem chegar até cinco metros (dez/mar), a praia disputa a preferência dos surfistas com a Cacimba. Mas não esqueça de levar também máscara e snorkel: a maré baixa forma lindas piscinas de água cristalina com rica fauna marinha.

Feche seu dia, com muita emoção, se encantando com o pôr do sol no Mirante das ruínas do forte São Pedro do Boldró (século XVIII). O acesso é por uma estrada que passa dentro da vila do Boldró, onde também está localizado o Projeto Tamar. Deixo como dica O Bar do Fortinho do Boldró que oferece vários deliciosos quitutes, cervejinha gelada e o Bolero de Ravel como trilha sonora de um visual escandaloso, que ficará na sua memória para sempre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário