segunda-feira, 25 de abril de 2011

A preservada e selvagem Atalaia

Fotos: Luciana Areas


A praia tem esse nome devido à Ilha do Frade à sua frente: assemelha-se a um monge ajoelhado, fazendo sentinela - significado da palavra atalaia. Muita gente questiona se vale a pena conhecer, diante de um leque tão amplo de praias cinco estrelas e passeios sensacionais.

Há diversos obstáculos que pesam na decisão: fazer uma trilha de uma hora (ida e volta) pelo caminho mais curto ou 5 horas pelo mais longo, que passa por duas piscinas naturais; permanecer apenas meia hora por lá; ficar atento à tábua de marés (as visitas só rolam na maré baixa e a praia abre em diferentes horários a cada dia); pagar pelo serviço do guia (a partir de R$ 25 por pessoa), alugar máscara e snorkel por fora (R$ 10 por pessoa), além de diversas outras restrições anunciadas pelo funcionário do IBAMA, que aguarda os grupos que chegam para conhecer o melhor da festa 

A sensação é de mergulhar em um aquário. Na verdade, na maré baixa é formada uma grande piscina natural, com cerca de 80 metros de profundidade. Centenas de peixes foram catalogados nessa minúscula praia, com águas absurdamente cristalinas. A conclusão é: praia da Atalaia, sem dúvida, é o que há de mais interessante e imperdível. Recomendo essa aventura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário