quarta-feira, 20 de abril de 2011

A cacimba dos sonhos

Fotos: Luciana Areas

A praia da Cacimba do Padre é dona do visual mais famoso da ilha: o morro Dois Irmãos, cartão postal de Noronha, chamado pelos ilhéus de 'tetas da Fafá de Belém'. Durante a maré baixa pode-se chegar facilmente a essas imponentes rochas vulcânicas. A praia é também a preferida dos surfistas, suas ondas são consideradas umas das melhores do país, tubos rápidos e perfeitos, o Havaí brasileiro. No verão, a praia é palco de diversos campeonatos de surfe. 
As temporadas são bem definidas em Noronha, a época para o surfe vai de dezembro a abril e para o mergulho de maio a novembro. O local é uma boa opção para o mergulho de apnéia, mas é preciso tomar cuidado com as correntes marítimas que podem ser perigosas para os menos experientes e até mesmo para quem já sabe mergulhar.
A Cacimba fica localizada entre a Baía dos Porcos e a praia da Quixaba, ambas magníficas também. O acesso mais fácil é de carro, por uma estrada de chão batido que leva ao meio da praia. 
Segundo os nativos, seu nome vem da estória de um capelão da colônia penal que funcionava na ilha, ter encontrado uma milagrosa fonte de água potável, que infelizmente já secou.
Com um mar azul piscina, areias claras e fofas e aproximadamente 480 metros de extensão essa linda praia não pode ficar de fora de seu roteiro em Noronha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário